Quanto ao Bazar do Nerd
O Bazar do Nerd é um site que participa do programa afiliados da Amazon. Isso significa que, embora nosso site forneça as informações e a plataforma para você encontrar e comprar produtos, toda a transação, incluindo frete, devoluções e atendimento ao cliente, é gerenciada diretamente pela Amazon.
Em caso de devoluções, dúvidas sobre o processo de compra ou questões relacionadas a frete, por favor, entre em contato diretamente com o suporte da Amazon. Nós não temos controle sobre essas etapas e não podemos intervir diretamente no gerenciamento dessas solicitações.
Informações Gerais
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor brasileiro (Lei 8.078, Artigo 49), você tem o direito de se arrepender da compra realizada em ambiente virtual.
Você pode devolver o produto no prazo de 7 dias após o recebimento, sem precisar especificar o motivo. Se o produto retornar com sinais de danos ou diferenças em relação ao envio original, um reembolso parcial pode ser emitido. Essa é uma das melhores práticas para evitar que o consumidor escolha reivindicar a Garantia de Compra Segura de A a Z. Essa garantia permite que os usuários solicitem a intermediação da Amazon, que analisará o caso e determinará a elegibilidade ou não ao reembolso total.
Política de devolução por categoria
As políticas de devolução podem variar de acordo com a categoria do produto. Aqui estão as categorias e as suas respectivas diretrizes:
O cliente deve, obrigatoriamente, solicitar a devolução de alimentos e bebidas em até sete dias da data de recebimento da mercadoria.
O prazo de sete dias após o recebimento do produto também é aplicado para essa categoria.
Além de cumprir o prazo de sete dias depois de receber o produto para solicitar a devolução, o cliente não pode tirar o lacre original do fabricante. Caso contrário, não será elegível para reembolso.
No caso de produtos novos, é permitida a devolução em até 30 dias após o recebimento da encomenda. O pacote deve conter todas as embalagens, manuais de uso e acessórios originais. Também verifique se o lacre de garantia original do fabricante consta no produto.
Para situações de eletrônicos com defeito, o marketplace Amazon permite devolução em até 90 dias da entrega e o reembolso é total.
O cliente deve entrar em contato com o serviço de atendimento da Amazon para devolver materiais perigosos, como líquidos e gases inflamáveis.
Os produtos para bebês, exceto os que se enquadram na categoria “Alimentos e Bebidas”, possuem prazo de 30 dias do recebimento para serem devolvidos.
A mercadoria deve estar na embalagem original, não pode apresentar sinais de uso e precisa ser acompanhada de todos os acessórios originais novos, além dos manuais de instruções.
Para as mercadorias com embalagens internas e externas, o requisito de não violação do pacote vale apenas para as embalagens internas. É importante ressaltar que produtos com lacre original do fabricante violado não são passíveis de devolução.
Esses produtos podem ser devolvidos em até 30 dias do seu recebimento, contanto que a embalagem original não apresente sinais de uso. Os acessórios originais também não podem ser usados e devem acompanhar a mercadoria.
O lacre original do fabricante é requisito obrigatório para devolução e somente embalagens externas podem ser abertas.
Os produtos médicos possuem o prazo de 30 dias do recebimento para serem devolvidos, na embalagem original, com manual de instruções e sem sinais de uso. As embalagens internas não podem ser violadas, bem como o lacre original do fabricante.
Desde que não tenham sido ativados, videogames e softwares são elegíveis para devoluções em até 30 dias após a aquisição do produto.
Toda roupa, calçado ou acessório enviado pela Amazon podem ser devolvidos em até 30 dias do recebimento da mercadoria. O produto precisa estar novo e com etiqueta de troca do fabricante.
Para efetivar a devolução, o cliente deve enviar o relógio com o certificado de autenticidade, manuais, cartões de garantia, caixa original e demais acessórios. Caso contrário, o vendedor tem o direito de rejeitar o produto.
A rejeição da devolução também é aplicável para relógios que tenham sido redimensionados, danificados ou alterados de alguma maneira.
Como gerenciar devoluções
Conheça o passo a passo para realizar o gerenciamento correto e eficiente das devoluções de sua loja virtual:
- Sempre que um cliente optar pela devolução, você receberá um e-mail da Amazon explicando o motivo;
- Você deve responder aos pedidos de devolução no prazo de 24 horas;
- Solicitações de devolução incompatíveis com a política de devolução da Amazon também serão informados pelo seu e-mail;
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Autorizar solicitação:
- Você pode fazer isso manualmente pelo sistema da Amazon Seller ou configurar a autorização automática;
- Informe o número de Autorização de devolução de mercadoria (RMA) gerado pela Amazon ou forneça um número de RMA próprio. Ele aparecerá na etiqueta de devolução gerada pela Amazon;
- Escolha o endereço de devolução;
- Use a etiqueta de devolução gerada pela Amazon ou faça o upload da sua própria etiqueta de devolução personalizada;
- As etiquetas de devolução geradas pela Amazon serão destinadas ao seu endereço de devolução padrão e não incluem frete na loja da Amazon pré-pago.
- Encerrar solicitação:
- Você deve encerrar a solicitação de devolução quando optar por realizar o reembolso integral sem exigir a devolução do produto, ou quando não aceitar o pedido (por exemplo, se a solicitação estiver fora da Política de devolução da Amazon);
- Selecione o motivo do encerramento da solicitação;
- Quando a solicitação for encerrada, a Amazon enviará ao cliente uma mensagem com o motivo do encerramento;
- O próprio cliente também pode encerrar a solicitação de devolução. Caso isso aconteça, você receberá um e-mail.
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Emitir reembolso:
- Se você optar por receber o produto de volta, aconselhamos que aguarde para emitir o reembolso depois da devolução chegar;
- Você pode emitir um reembolso e permitir que o cliente fique com o produto;
- O reembolso parcial é para casos nos quais o produto for devolvido danificado ou estiver em condição diferente da qual você o enviou;
- Você pode ser isento de arcar com custos de envio quando o consumidor comprou o produto errado ou não o quer mais, desde que a descrição da mercadoria esteja completa.
- Contatar o cliente: mantenha uma comunicação ativa, dinâmica e transparente com o cliente durante todo o processo de devolução do produto.
Frete de devolução
Existem duas categorias de frete na loja Amazon para processos de devolução.
Vendido e entregue pela Amazon
Envio pré-pago de uma agência dos Correios
A Amazon fica responsável por arcar com os custos do frete de devolução, orientando o cliente a enviar o produto para uma agência dos Correios.
Envio pago pelo cliente
O cliente arca com o valor do frete de devolução. Quando o marketplace Amazon receber o produto, o custo do frete será reembolsado por meio de um vale-presente da Amazon.com.br de R$ 16. Esse valor será adicionado à conta do cliente após a mercadoria ser recebida e processada.
Conhecer as políticas de devolução é essencial para todos os compradores.